Carta Aberta aos Escritores Iniciantes
Olá colegas escritores e queridos leitores, no
texto de hoje falarei sobre os custos da publicação de um livro de forma
tradicional. Você sabe quanto uma editora como a Cia das Letras, a Rocco, o
grupo editorial Record ou a Leya Br investem inicialmente em um livro de um
autor nacional? Não sabe? Então leia essa postagem e entenda um pouco sobre o
processo da edição, impressão, venda e divulgação de um livro.
Digamos que seu livro seja aceito por uma editora
tradicional. A primeira coisa que eles vão fazer é preparar seu texto. Vão
encaminhar um profissional que será o responsável pela edição dele. O editor.
Ele que irá te acompanhar em todo o processo do seu livro. Vale lembrar que
essas editoras trabalham com profissionais altamente gabaritados e com muitos
anos de experiência o que só aumenta o salário que ele recebe por seus serviços.
O editor vai ler atentamente seu livro e vai
apontar todas as necessidades dele. Se precisará de um preparador de texto,
copidesque, revisor, diagramador, ghostwriting, leitura crítica, a revisão da
prova do livro etc. Normalmente cada etapa é feita por um profissional e
sabemos que quanto melhor o profissional maior o preço que ele irá cobrar. E quando
a editora tem todos esses profissionais contratados e não utilizam de
prestadores de serviços. Tem todos os gastos trabalhistas que conhecemos bem.
De qualquer forma o custo para a edição de seu
livro é grande. Depois disso vem a capa. Que tem extrema importância para o
sucesso de um livro. A capa é o primeiro contato que um leitor vai ter com sua
obra. Independente de muitos falarem que não julgam um livro pela capa, é ela
que irá despertar o interesse inicial pelo seu livro, seguido da sinopse.
Aí já serão outros profissionais que entrarão na
história. Editoras grandes tem o costume de utilizar imagens únicas. Muitos
contratam fotógrafos, modelos, ilustradores, desenhistas, pintores, design etc.
Vários profissionais que irão captar a essência de sua história de uma maneira
única. Às vezes por mais simples que podemos julgar a capa, não sabemos o
processo por trás daquele trabalho e quantos profissionais foram envolvidos até
chegar o resultado final de sua capa. Além de todo o projeto gráfico, que pode incluir:
arte para marcadores de página, arte para banner, para folder, para capa de
facebook, capa para demais redes sociais. Quotes de divulgação de seu livro,
cartazes e brindes que a editora pode vir a oferecer, sejam eles o que forem.
Depois de seu livro pronto. Ele vai ser impresso. E distribuído em todo o país. Mas não sabe o quanto custa para que isso se realize. Para entrar nas principais livrarias no país, nas capitais de cada estado (pelo menos), a editora terá de publicar uma tiragem mínima de 2000 exemplares. E enviar para essas livrarias. O que entra o custo de distribuidoras. Mas não é só isso. Caso a editora queira que seu livro fique em destaque, seja na vitrine ou em estandes diferenciados, ainda terá de somar um valor. Isso varia de livraria para livraria, mas uma média geral, a editora terá de pagar cerca de 2 mil reais, por um período de quinze dias para ter seu livro em destaque. O que não garante uma venda imediata, diga-se de passagem.
Além disso, temos os serviços de marketing,
divulgação etc. Caso você queira seu livro resenhado e comentado pelos
principais canais literários do youtube precisará pagar um valor que varia de
R$ 500 a R$ 2 mil reais. Se quiser fazer um booktrailer pode tirar em média R$
500 reais. Caso queira seu livro em revistas especializadas um valor terá de
ser somado.
Esqueça a televisão. O preço é tão alto que chega
a ser inviável. Lembrando que estamos em um país que considera um leitor aquele
individuo que ler de 3 a 4 livros por ano. E que tem um número mais do que
significativo de analfabetos funcionais. O autor também pode contratar uma
assessoria de imprensa que custará certa de 2 – 3 mil reais para te divulgar
naquele período pré e pós-lançamento.
Para participar de uma bienal, uma editora
investe no mínimo cerca de 20 mil reais. Isso naqueles estandes menores, fora
valores de locação, a distribuição dos livros, funcionários, hospedagens,
locomoção etc.
Estou inserido no mercado editorial desde o final
de 2014. Pesquisando sobre editoras, ouvindo amigos escritores que publicaram
por “n” editoras das mais diversas formas possíveis. O custo total para se
publicar um livro, hoje, no Brasil variam de 15 mil a 20 mil reais. Tirando os
serviços de marketing, divulgação etc. Tudo isso irá refletir no valor final de
seu livro, e o quanto de sucesso ele poderá ter.
É claro que todos esses valores alteram para mais
e para menos. Depende de muitas variantes e de todo o processo realizado até
seu livro chegar às grandes livrarias e ter o destaque necessário. Mas o
trabalho não para por aí. A divulgação contínua e ininterrupta é mais do que
necessária. O boca a boca de leitores entusiasmado com seu livro vai fazer
total diferença para que ele se torne um sucesso. Isso é essencial.
E as editoras vão precisar de uma garantia de que
seu livro irá vender e que eles terão o retorno daquele investimento inicial.
Lembrando que tudo o que falei acima é um investimento inicial. Ainda terá um investimento
a longo prazo para que seu livro continue vendendo de maneira contínua.
Hoje temos um número muito grande de escritores
nacionais. E isso é bom, é claro que é. Mas acaba restringindo muito mais as
editoras na hora de escolher um livro para publicar. Precisamos lembrar que o
mercado nacional é muito pequeno. Vender livros no Brasil não é fácil. Mesmo os
bestselles nacionais não alcançaram marcas de escritores internacionais. Ainda
não somos um país leitor. Infelizmente não.
Então as editoras buscam por segurança. São
muitos livros bons, mas qual a garantia de que esses livros serão um verdadeiro
sucesso. Porque escolher este livro e não aquele? Por isso as editoras optem cada
vez mais por escritores que já têm certo publico. Seja blogueiro, booktuber,
músico, artista. Ou aquele escritor que já publicou independente ou por uma
editora de médio ou pequeno porte. Que já vendeu mais de 10 mil cópias
impressas. Ou fenômenos do wattpad ou Amazon. Lembrando que aquele livro que
teve mais de 1 milhão de leituras online, não terá o mesmo número quando o
livro chegar as livrarias. Ele terá o mesmo trabalho de um escritor
desconhecido e talvez ainda mais pressão sobre o número de vendas.
O texto
ficou maior do que imaginava, mas nesse tempo que estou envolvido com o mercado
editorial, ainda vejo muitos autores desinformados sobre processos de edição de
um livro, venda, distribuição, e principalmente de valores. Espero ter esclarecido
um pouco quem tenha alguma dúvida e sugiro estar sempre pesquisando. A internet
está aí para isso. Existem diversas matérias sobre o mercado editorial no geral
e, nós, como escritores, precisamos estar sempre pesquisando sobre nosso
mercado e campo de trabalho.
Até a próxima!
5 comentários