Hogwarts is my home.

Leituras de Janeiro | 2017

janeiro 31, 2017 Marlon Souza 2 comentários Categorias: : , , , ,




 Olá pessoal, tudo certo com vocês?!


Chamo-me Marlon Souza, e se está aqui provavelmente já me conhece, ou não, talvez tenha parado aqui aleatoriamente ou por obra do destino. Enfim, sejam todos muito bem-vindos ao meu novo site.       

Passei o mês todo pensando qual seria a primeira publicação desse novo projeto, então por que não minhas leituras do mês de janeiro?! Assim conhecem um pouco do meu gosto como leitor e de quebra algumas boas indicações de livros.          

Então vamos lá. :D



UMA CANÇÃO PARA LIBÉLULA
PARTE UM
JULIANA DAGLIO
ROMANCE | DRAMA
EDITORA ARWEN

Uma Canção Para a Libélula – Parte I
, da autora e amiga Juliana Daglio foi o primeiro livro que li esse ano. E tenho de dizer que comecei esse ano com o pé direito. Talvez os Dois pés. (Haha).
Conheci a escrita da Juliana pelo seu livro O Lago Negro e com certeza foi uma das melhores leituras que tive no ano passado. E logo fui atrás dos outros livros.
Em Uma Canção para a Libélula - Parte I vamos conhecer a história de Vanessa, uma jovem pianista em ascensão. E conseguimos perceber que ele tem alguns problemas pessoais. E traumas antigos.
Sabemos que aconteceu alguma coisa em seu passado que a deixou com feridas profundas. Percebemos isso pelo jeito com que as outras pessoas a tratam e em seus trijeitos.
E em um momento ela precisa voltar para a casa dos pais. E é lá que ela precisará rever antigos fantasmas e demônios internos. E também precisará lidar com sua mãe. Elas não têm uma relação saudável e mesmo os vários anos, separadas, ainda existe muita mágoa e rancor entre as duas.
A escrita da Juliana é maravilhosa. Você consegue entrar em suas histórias de uma maneira indescritível.   Uma de suas características dela é criar uma ambientação no inicio do livro, e a construção dos personagens antes de começarmos a entender do que de fato se trata a história. Isso tem seu lado positivo e negativo.
Por ser bem descritiva, essa construção de ambientação, cenário, personagens, enredos é desenvolvida de uma forma lenta. Então aqueles leitores que querem saber logo o que está acontecendo precisará ter um pouco de paciência, mas friso que valerá a pena.
Com certeza Juliana ainda terá muito a nos oferecer. E o final da primeira parte dessa história é de tirar o fôlego.
           Uma coisa que me incomodou bastante foi a diagramação do livro. O diagramador colocou inúmeras libélulas ao redor das páginas do livro. Por algum motivo isso tirava minha atenção. Não sei se aconteceu só comigo e tenho déficit de atenção ou com outras pessoas também.


HARRY POTTER
E A CRIANÇA AMALDIÇOADA
ROWLING, TIFFANY e THORNE
FANTASIA | PEÇA TEATRAL
EDITORA ROCCO

O segundo livro que li esse mês foi Harry Potter e A Criança Amaldiçoada. Talvez o livro mais polêmico do ano passado e que dividiu os fãs da série mais do que as casas de Hogwarts. (hehe)
Esse livro é o roteiro de uma peça original. De uma ideia de JK Rowling, John Tiffany e Jack Thorne. Escrito pelo próprio Jack, a versão que foi transformada em livro e vendida para todo o mundo é uma edição do roteiro de ensaio.
Amado por muitos e Odiados por muitos, com certeza A Criança Amaldiçoada foi o livro mais controverso da série. Eu, particularmente estou na casa do que gostaram da história, apesar de ter alguns erros graves.
O primeiro e principal erro foi a introdução da origem de uma personagem. Não vou falar quem essa personagem é e nem sua origem. Quem leu já sabe do que estou falando e sabe muito bem que aquilo ali era impossível. Não tinha lógica nenhuma.
O segundo problema que achei foi a descaracterização de alguns personagens. 
Principalmente do Rony. Colocaram um cara burro. Tudo bem que Rony nunca foi genial em magia e sempre teve o seu humor ali durante a série. Mas fazer com que ele pegue uma varinha ao contrário não rola.
Os pontos positivos são os personagens de Escórpio Malfoye Alvo Potter. E a relação dos dois. Gostei muito do arco deles, de verdade. E como eles se aproximaram e se meteram nessa aventura.
Enfim, essa história não é sobre Harry Potter. É sobre o filho dele. E eu gostei. Senti novamente aquela mágica de JK Rowling, apesar dos vários defeitos que temos no decorrer do livro. E a descaracterização de alguns personagens.



SEGREDOS SOMBRIOS
AURÉLIO SIMÕES
SUSPENSE | POLICIAL
INDEPENDENTE

O autor e amigo Aurélio Simões me convidou para ser um de seus leitores betas de seu próximo livro: Segredos Sombrios. E de antemão já afirmo com todas as letras que eu adorei essa história.
Meu gênero preferido é o romance policial. Histórias de assassinatos, detetives, serial killers. O suspense que permeia a morte de um ou mais personagens. A investigação. Toda a áurea que permeia esse tipo de narrativa. E os plots e reviravoltas.
Enfim. Sou fã de carteirinha. Apesar de não escrever muito esse gênero (por ser muito crítico, talvez?!) eu amo ler. E é leitura obrigatória para mim um bom romance policial.
E o Aurélio consegue fazer isso com louvor. Além de ambientar muito bem o enredo na cidade do Rio de Janeiro, ele conseguiu construir personagens maravilhosos. Desde os principais (Vinicius e Ítalo), até os secundários, vale comentar a Vanessão. (Hahaha)
A história é sobre um rapaz que foi assassinado em uma casa de sexo gay. E Ítalo, que é detetive particular, a pedido de Vinicius (irmão da vítima), é inserido nesse mundo de uma maneira como nunca poderia imaginar.
Ao mesmo tempo em que avança na investigação ele é confrontado por sentimentos particulares a todo instante. É um livro sensual, com cenas bem descritivas. Um verdadeiro achado para quem está procurando um romance policial onde o autor não tem medo de descrever cenas de sexo e diversos sentimentos.
Uma leitura onde teremos a homofobia como pano de fundo, mas não só isso. Como também muitos outros temas. Muitos personagens suspeitos, cada um com um motivo aceitável para causar o crime. E muito bem escrito.

Foi o primeiro livro dele que li e já quero ler os outros. A escrita dele é ótima, corajosa e envolvente. Você consegue amar todos os personagens, até aqueles que não deveria amar. A construção de toda a trama foi muito bem feita e tudo o que tenho é elogios.



BRILHO DO SOL
ROSELI MAGRO
ROMANCE | DRAMA
EDITORA XEQUE-MATTE

O último livro que li esse mês foi da minha colega de editora Roseli Magro. A primeira publicação da editora Xeque-Matte não poderia ter sido melhor. Roseli é uma excelente escritora e não dá para acreditar que este é seu primeiro livro publicado.
Brilho do Sol vai contar a história de uma cidade no sertão nordestino e de seus personagens que moram ali. Dentre eles João e seus pais, Ana e Teovaldo. Como também de muitos outros personagens no decorrer de mais ou menos 8 anos.
A história é linda. Traz diversos ensinamentos. E me tirou da minha zona de conforto. Não é o gênero e nem temática que estou acostumado a ler. Mas a trama é tão bem escrita e envolvente que você não liga para o fato de não ser um texto que esteja acostumado a ler.
A escrita tem um ritmo bom, os capítulos curtos ajudam a avançar rapidamente na leitura. Os personagens são bem escritos e a motivação de alguns para certos atos são justificáveis.
Os temas abordados como a dor e a fome são intensos. Mas o amor e a luz de algumas pessoas fazem com que aquele ambiente de sofrimento se torne lindo em certas partes.
E o plot do final do livro é surpreendente. E justifica todo o enredo. Adorei!!!



Além desses 4 livros que li. Também comecei a ler A Guerra dos Tronos e Herdeiros de Atlântida. Assim que terminar essas leituras converso um pouco sobre elas com vocês!!!


A GUERRA DOS TRONOS
EM ANDAMENTO
300 PÁGINAS LIDAS

HERDEIROS DE ATLÂNTIDA
EM ANDAMENTO
100 PÁGINAS LIDAS
























Esse foi o balanço do mês de janeiro e minha primeira publicação no novo site. Espero que gostaram e em breve trarei mais novidade!!! Se ainda não conhece minha página oficial no facebook só CLICAR AQUI. Até mais!!!

POSTS RELACIONADOS

2 comentários