Hogwarts is my home.

Leituras de Abril | 2017

maio 01, 2017 Marlon Souza 0 comentários Categorias: : , , , , , ,




Olá pessoal, tudo bem com vocês?! Então finalizamos o mês de Abril e esse mês não consegui bater minha meta de leitura, apesar de ter sido um mês bastante produtivo. Abril é sempre corrido para mim, e neste mês em especifico foi bem mais do que o costume. Tivemos a segunda edição do Encontro Literário (uma parceria entre o LiteraCaxias e o SESC) e a primeira edição do LiteraMeriti. O que posso dizer que foi uma loucura organizar e divulgar esses dois eventos. Além de eu ter terminado de escrever um livro que faz parte de um projeto super especial. E comecei a publicar no Wattpad o livro O Garoto do Cabelo Azul, então tá tudo bem corrido, mas vamos logo a essas leituras.

HORROR NA COLINA DE DARRINGTON
MARCUS BARCELOS
TERROR
FARO EDITORIAL

O primeiro livro que li esse mês foi o incrível Horror na Colina de Darrington, do autor nacional Marcus Barcelos. O Marcus foi um dos convidados para o Encontro Literário #2 que teve como tema Literatura e Terror, junto com o Bruno Dorigatti, editor da DarkSide Books. E eu não poderia deixar de ler este livro para o bate-papo em que fui um dos mediadores.

Darrington vai contar a história de Benjamin Simons que está preso em uma clínica psiquiátrica e após dez anos de que um acontecimento terrível em que o colocou naquele lugar, ele decide contar o que chamou de “pior experiência de sua vida”.

Então acompanhamos o Ben em sua narração sobre o que aconteceu na Colina de Darrington. Porém Marcus não se limitou apenas a narração de seu protagonista e trouxe para nós, recortes de jornais da época, matérias de revistas, transcrições de áudios, arquivos do departamento de polícia e assim por diante. O que nos faz questionar sobre tudo o que Ben conta para nós. Será que tudo aquilo é verdade ou apenas o delírio de uma pessoa maluca? Para descobrir isso você terá de ler até o final!

O livro é muito bem escrito, de uma escrita fluida que fará com que você leia esse livro em poucas horas. A proposta de Marcus Barcelos é bem executada. Esse livro foi criado para assustar, para intrigar, para prender o leitor do começo ao fim. Ele é como se fosse um quebra cabeça que você precisará ir juntando as peças a cada capítulo que fará com que você tenha uma experiência diferente do que pode estar acostumado.

Agora preciso falar da edição especial que a Faro Editorial fez para essa edição definitiva. Além dos recortes e matérias no livro, ainda há várias ilustrações que captam todo o horror que Bem viveu ali. O ilustrador contribuiu imensamente para que esse livro não deixasse nada a criticar. Além de todo o restante do projeto gráfico que está no tom certo de terror e horror.

OS LEGADOS DE LORIEN - UNIDOS SOMOS UM
LIVRO 7
PITTACUS LORE
FICÇÃO CIENTIFICA | FANTASIA
EDITORA INTRÍNSECA

Finalmente terminei a série Os Legados de Lorien. Vocês ainda não sabem, mas este é a minha série preferida depois de Harry Potter. A história que começou com Eu Sou o Número Quatro e se concluiu com Unidos Somos Um. São sete livros, quinze ebooks e um futuro spin-off.

Não conheço muita gente que leu a série, então não falarei muito sobre a história para evitar spoilers. Mas só vou dizer que o livro foi maravilhoso. Nele vamos acompanhar a narrativa na visão de Quatro e da Número Seis. Finalmente chegou o momento de derrotar Setracus Ra e libertar a terra de todo o mal que ele deseja fazer e tem feito no decorrer desses sete livros.

A escrita de Pittacus Lore está muito fiel e as alternativas encontradas para findar a história foram bem escolhidas. Não sobrou pontas soltas aqui. Apesar de que eu esperava mais. A tão aguardada batalha final não foi tão épica como imaginava e se tornou uma batalha quase como todas as outras, apesar de ter sido a melhor.

Mas esses meus questionamentos não alteraram na experiência que vivi lendo esses livros e meu amor continua igualmente grande. Eu indico a todos que leiam essa série. É sério. Ela é muito boa e foge de vários clichês. É algo novo, inovados. Mesmo usando de elementos já conhecidos. Todos os livros eu lia em um ou no máximo dois dias. Este não foi diferente. Ele tem uma escrita ótima, personagens bem construídos e uma trama de tirar o fôlego. Estou feliz que terminei mais essa história e fico com vontade de ler tudo de novo, só para me aventurar mais uma vez. (quem sabe ano que vem?!)

O VERÃO EM QUE TUDO MUDOU
GABRIELA, THAÍS E VINICIUS
ROMANCE | LITERATURA JUVENIL
FARO EDITORIAL
O terceiro – e não menos importante – livro que li este mês foi O Verão Em Que Tudo Mudou, dos autores Vinicius Grossos, Gabriela Freitas e Thaís Wandrofski. Em resumo a história vai contar de três personagens: Fred, Lavínia e Sol. O livro é dividido em três partes, cada uma sobre um personagem, escrito, é claro, por um dos autores.

Mas as histórias não são totalmente independentes. Apesar de cada uma funcionar perfeitamente sozinha, elas são interligadas entre si. Seja por um personagem em comum – Valentina – ou quando um personagem aparece no conto do outro de alguma forma. Seja por uma citação apenas, ou uma ligação ou fisicamente. Cada história se passa em um lugar diferente e em um mês diferente. 

Começando em Dezembro com “Quando Infinitos se Encontram” que narrará a história de Fred que na véspera no natal ele conhece Valentina de uma maneira inusitada e eles vão viver ali um natal diferente. Fred era um garoto sem sonhos, ele não sabia o que queria com a vida. É ao conhecer Valentina toda sua vida está prestes a mudar.

Em Janeiro nós conhecemos o “Mantenha-se Viva”, onde Lavínia acabou de ser aprovada para uma das principais faculdades de Arquitetura do país, mas ela não sente que é isso mesmo que ela quer para o resto de sua vida, então depois de se questionar a respeito disso, ela decide fazer uma viagem sozinha para Búzios com o propósito de encontrar sua verdadeira paixão e decidir o que ela acha melhor para sua vida, quais são seus sonhos.

Terminando em Fevereiro com o “Pôr do Sol”, nós conhecemos a Sol. Uma menina muito peculiar e quando ela é confrontada sobre sua maneira de tratar as outras pessoas e sua mania de que tudo precisa sair como está programado ela decide mudar. É claro que essa mudança acontece aos poucos e ela vai se descobrindo mais sobre si e de como as coisas podem ser bem mais leves do que ela pensa.


Em resumo, a escrita dos três autores é maravilha. Apesar das histórias tratarem do mesmo tema de certa forma, cada um conseguiu trazer personalidade para seus personagens e seus enredos. É inspirador, emocionante e merece ser lido por todos. Com personagens super cativantes e bem construídos, O Verão em Que Tudo Mudou, pode mudar sua vida. De certa forma mudou a minha.






Estas foram minhas leituras do mês de Abril. Espero que tenham gostado das minhas "resenhas" e que tenham se interessado por minhas dicas. E vocês, quais livros leram ou estão lendo. Quais me indicam? Deixe aqui nos comentários, ou me chamem nas redes sociais. Até mais!!!

POSTS RELACIONADOS

0 comentários