Hogwarts is my home.

HARRY POTTER MUDOU MINHA VIDA

julho 31, 2017 Marlon Souza 0 comentários Categorias: : , , , ,



Um garoto negro, pobre, residente do subúrbio do Rio de Janeiro, que sequer sabia da existência de livros para diversão e entretenimento. Só havia lido algumas HQs e Mángas que ganhava vez ou outra, muito raramente. Que a única influencia na leitura era sua mãe que lia o Jornal de Domingo, na maioria das vezes em busca de um novo emprego.

Uma noite de domingo, duas semanas de comerciais incansáveis na televisão. Claro que na TV aberta, na emissora que ficou conhecida anos após como o Sistema Bruxo Televisivo, pelos fãs de Harry Potter.

Onze anos eu tinha na época, foi em dezembro quando o filme estreou na televisão. Tanto eu, quanto meus amigos ficaram animados com o novo filme que iria passar. No lugar de ficarmos brincando na rua naquela noite de verão, como em todas as outras, todos fomos para casa assistir aquele filme de um garoto que se descobria bruxo.

Então o filme começou, não desgrudei os olhos em nenhum momento e ao seu final é como se algo tivesse explodido dentro de minha cabeça. Desde sempre eu era um garoto muito criativo, criava histórias para eu e meus amigos brincarem no quintal de casa, entre as árvores. Mas a verdade é que não sabia o que estava fazendo.

Depois daquela noite algo havia mudado dentro de mim. Aparentemente dentro dos meus amigos também, já que na tarde seguinte, logo depois da escola estávamos novamente entre as árvores no quintal brincando de “Bruxo”, como chamávamos na época. Mas eu estava enganado, eu pensei que o que havia acontecido comigo, tivesse acontecido com eles também.

A verdade, é que naquela noite eu não conseguia dormir por causa daquele filme, daquela história. Por causa da escola que eu queria mais do que tudo estudar. Viver aquelas vidas, ter aquela oportunidade de lutar contra o mal, de poder voar e fazer as coisas levitarem. Eu queria mais, eu precisava de mais.

Então fui atrás de mais. Não era possível que aquela história terminava daquele jeito, o velhinho que na época sequer sabia como escrever ou pronunciar seu nome disse que o monstro voltaria. E eu precisava saber se ele havia voltado de verdade. Então não parei de buscar e procurar até que um dia encontrei.

Havia outros filmes, e uma locadora perto de casa os tinha. Eu fiz meu padrasto alugar todos os filmes para mim, inclusive o primeiro que já havia assistido e passava noites em claro no final de semana assistindo um filme atrás do outro, reassistindo sempre que deixavam. Não demorou muito para eu descobrir os livros também e numa biblioteca perto de casa os descobri e os peguei emprestado. Lembro-me até hoje do sorriso da menina ao me ver pegando o primeiro livro para ler.

E novamente um BOOM se fez dentro da minha cabeça. Aquele filme era só uma pequena parte da história, havia mais, muito ainda a ser explorado e a cada livro que eu lia, a cada história que junto daquele trio eu vivia, mais eu me apaixonava. Ninguém entendia o meu amor por aquele mundo. Ninguém conseguia acreditar que aquele garoto como todos os outros começou a mudar quando passou a deixar a bola de lado para poder ler um livro. Ninguém sabia o que era passar noites em claro devorando cada palavra, experimentando cada novo sentimento.

Não tardou muito para que eu começasse a escrever minhas próprias histórias. Primeiro: histórias daquele mundo. Muitas histórias sobre aquele mundo. Eu sequer sabia que outras pessoas também tinham o mesmo costume do que eu. A verdade é que esses livros nos inspiram de uma maneira inacreditável. Quantos escritores depois da década Harry Potter não falaram que seu amor pela escrita começou após esses livros?

Então aquele garoto se diferenciou dos outros, e por vezes sofreu por causa daquela diferença. Cresceu no meio de pessoas que pensavam que ler não era legal, era chato e te fazia chato. Por muitas das vezes estava eu sozinho, sem ninguém para compartilhar aquilo que estava vivendo. Então minha vida mudou, aos poucos fui crescendo e aquele amor de criança só aumentando, a cada novo filme, a cada novo livro. Qualquer rumor sobre o final épico – que estava para chegar – a aparecer na internet que começava a ganhar forma, toda e qualquer teoria.

Minhas histórias começaram a ganhar forma e se diferenciar daquilo que era minha grande paixão. Por volta dos quinze anos, eu já sabia que tudo o que queria era escrever. Mas para mim, naquela época, isso era algo impossível. Como um garoto como eu poderia me tornar um escritor como ELA? Isso não existia. Escritores eram seres abençoados por Deus, separados, não eram pessoas comuns. Então, por muito tempo, aquela chama ficou escondida dentro de mim. Ninguém lia o que escrevia. Era tudo devaneio de minha mente fértil. Um sonho impossível!

Com o tempo eu fui estudando e me formei. Fui para uma área completamente diferente da que eu queria de verdade, encontrei uma nova paixão. Mas aquele meu sonho que fazia parte de minha essência ainda pulsava dentro de mim. Movia-me a cada dia. E com o avanço da tecnologia, da internet e dos amigos de longe que ia fazendo por causa dessa paixão compartilhada, eu comecei a perceber que aquilo era o que verdadeiramente queria.

Não importava o que os outros iriam pensar ou falar. A verdade que, talvez, esse seja o sonho mais louco que se pode ter em nosso país. O Brasil não é um país leitor. Não eram só meus amigos e minha família que não liam, mas todo o mundo. Pelo menos o nosso mundo, e mesmo com as mudanças e os fenômenos que foram surgindo no período pós Harry Potter, ainda somos um país não leitor.

Só dez anos após o primeiro contato com essa história, eu pude escrever uma totalmente minha. Um livro completo, com começo, meio e fim. É claro que eu não iria publicar. Eu só queria escrever sobre algo que me incomodava na época. E assim o fiz e as pessoas que liam me falaram que eu era bom! Mesmo ter demorado muito tempo para eu acreditar nisso, aquilo foi se transformando dentro de mim, e aquela chama que ainda estava em algum lugar fez com que eu voltasse a sonhar.

E consegui publicar meu primeiro livro. Três editoras quiseram publicá-lo, a última proposta me fez aceitar e então me lancei, enfim, escritor. Ninguém sabia que eu escrevia, nem mesmo minha família sabia que eu continuava a sonhar depois de todos esses anos. E a paixão que um dia ditava meu dia-a-dia voltou com força total. Aquela foi a primeira história, porém não a última.

Hoje além do meu primeiro livro publicado, tenho seis contos selecionados em 6 antologias diferentes. E meu novo livro em pré-venda. O meu primeiro livro de fantasia, de uma primeira série escrita por mim. Agora chegou a minha vez de contar a história do meu mundo. E talvez mudar a vida de alguma pessoa. Ou simplesmente ser mais um livro lido, uma história vivida e contada. Mudei minha primeira opção de faculdade. De Odontologia fui direto para Jornalismo, e sinto que essa era a decisão certa. A única escolha a ser feita. Hoje eu posso dizer que sou escritor.

Depois de tantas outras histórias, aquela primeira, do menino que se descobria Bruxo, fez com que eu passasse a sonhar todos os dias. Pegou aquele garoto que não tinha nada de diferente dos outros de sua cidade pequena e o transformou num leitor, numa pessoa com mais empatia. Ensinou-me acima de tudo sobre o amor. O amor de uma mãe por seu filho, o amor de um garoto pelos seus amigos e como esse sentimento tão puro foi capaz de transformar todo o mundo, não só o mundo bruxo, mas o nosso, dos simples trouxas. É por isso e muito mais que Harry Potter mudou minha vida.


Parabéns Harry,

Parabéns JK Rowling.


______________________________

Oi pessoal. Gostaria de lembrar que meu livro: As Crônicas de Elf Regnum | O Despertar da Fênix está em pré-venda no site da editora com um super desconto.

Link: https://goo.gl/sxRicm

POSTS RELACIONADOS

0 comentários