Hogwarts is my home.

ESCRITOR TAMBÉM É REVISOR?

fevereiro 27, 2017 Marlon Souza 2 comentários Categorias: : , , , , , ,

Olá pessoal. Estou a vias de publicar meu segundo livro solo, As Crônicas de Elf Regnum - O Despertar da Fênix e hoje escolhi falar mais uma vez sobre a necessidade do autor revisar seu próprio texto. Já havia falado sobre este tema em meu antigo site, mas como ainda acho pertinente, decidi falar sobre ele novamente.

Em resumo, certa feita, uma escritora (muito boa por sinal!), usou seu perfil no Facebook para desabafar sobre um acaso que ocorreu a ela. A escritora publica seus livros pelo Wattpad e ao ler um dos comentários de um leitor, ela se deparou com uma crítica, apontando os erros gramaticais e ao final desse desabafo ela disse ser escritora e não revisora.

Não estou aqui para julgar ou apontar quem está certo ou errado nessa pequena história, mas gostaria de expressar algo que ficou em minha cabeça por meses e de certa forma ainda não saiu, por isso a escolha de eu falar sobre isso.

Para quem não sabe o Wattpad é uma plataforma de autopublicação, onde autores independentes publicam suas obras, sejam contos, novelas ou romances e lá muitos autores de sucesso iniciaram sua jornada; como a Anna Todd, a Juliana ParriniTaran Matharu e Marcus Barcelos.

Minha dúvida é: Escritor de fato não é revisor? É claro que não, um escritor não precisa saber em absoluto todas as regras da gramática, concordâncias, regências e todos os detalhes de nossa língua. Principalmente da língua portuguesa, que é uma das mais complicadas no mundo. Com regras sobre as regras e por assim em diante.

Mas no momento em que um escritor decide partilhar e compartilhar seus escritos, ele deixa de ser apenas escritor e se torna também um revisor. Caso este não procure por ajuda profissional ou até um amigo que possa ajudá-lo na árdua tarefa que é revisar um texto. No momento em que ele decide publicar seu livro, seja no Wattpad, ou em outras plataformas de publicação física ou online, ou de maneira independente ou até mesmo no momento em que decide enviar seu texto para avaliação de editoras tradicionais, ele está sujeito à análise, não apenas de sua estória, mas também da sua escrita e também de seus erros ali expostos.

Todos nós, quando pegamos um livro novo para ler, sempre olhamos para tudo, e quando nos deparamos com um texto mal escrito e/ou mal revisado, seja erros de gramática ou simplesmente erros de digitação, nós criticamos aquilo que estamos lendo, seja de um autor iniciante ou de um autor consagrado, sempre haverá aquela CRÍTICA. É natural da gente quanto leitor. Todos fazem isso.

Então – COMO AUTORES – somos obrigados a trabalhar em todas as etapas do nosso livro. Sim, nós somos escritores e o que nos diz a respeito, somente, é a área criativa, mas precisamos estar próximos das outras etapas para a formatação de um livro. A capa é de muita importância, é a porta de entrada para novos leitores. Uma capa bem editada é a primeira forma de marketing, a escrita e criatividade do autor também é de extrema importância. Fazer com que um leitor acredite nas palavras ali escritas é um trabalho dificílimo e isso se deve apenas ao autor do livro. A diagramação e o trabalho gráfico também são de grande importância, uma edição com um papel bom, de qualidade, um espaçamento entre as linhas, e tamanho da fonte também precisa ter seu atributo. Mas a revisão vai ditar muita coisa para a definição de um livro bom ou ruim. O chamado livro BEM ou MAL escrito. Talvez seja a parte mais importante de todas as etapas para se fizer um livro.

Excesso de palavras iguais, erros de escrita, de concordância, de gramática, de pontuação e acentuação, de digitação, erros nos nomes dos personagens etc. Tudo isso conta para um texto ser considerado bem ou mal escrito. Saber a diferença dos “porquês” e de coisas simples como “mais” e “mas”, fazem a diferença na hora de um leitor ou editor chegar à conclusão de que seu livro foi ou não bem escrito.

Então temos a publicação independente, ela é uma publicação igual qualquer outra. E tão importante quanto. Não é de hoje que conhecemos verdadeiros fenômenos que tiveram o início de sua carreira no WATTPAD, ou na AMAZON ou e qualquer outra plataforma de publicação online. Logo a importância dessas plataformas é incontestável. Então porque o escritor não levar aquilo com total profissionalismo?

Logo, quando optamos por essa forma de publicação, somos responsáveis em assumir diversas funções que uma editora tradicional iria nos proporcionar. Seja como REVISOR, Diagramador, Editor, Copidesque, Capista, Divulgador, Office Boy, Contador e todas as outras funções. Ou até delegar tais tarefas a terceiros, sejam profissionais ou não.

Então chego à conclusão que um escritor precisa ser seu primeiro revisor. Mesmo que seu texto passe por mãos de terceiros, seja ele um amigo ou um profissional. Somos humanos, erros existem, seja de gramática ou simplesmente de digitação. Um pequeno equívoco pode ocorrer, mas precisamos estar atentos a esses pequenos erros e estar sempre trabalhando para melhorar a cada dia. Bom pessoal; acho que é isso. E o que vocês acham? Um escritor também é revisor?

____________________________________


CONHEÇA MEU LIVRO:


Sinopse: A fênix irá despertar... Uma fada lança uma profecia sobre o futuro de toda Elf Regnum. Sassas tem uma vida perfeita, e de um momento para outro toda sua inocência e esperança são perdidas. Em uma trama para usurpar o trono do rei, Eve se alia a ogros e reúne um grupo de elfos para marcharem até o Palácio Real, a fim de se tornar o novo Rei. Natan é príncipe e único herdeiro de Elf Regnum. Porém, presenciando as grandes proporções que uma súbita batalha está tomando, é obrigado a fugir junto de sua mãe. Mas, a fase mais importante de sua vida chegou, a maioridade élfica, onde seus talentos de manipulação começam a aparecer. Sendo perseguido por elfos e ogros, precisa lutar pela sua vida. Até que algo surpreendente acontece e ele recebe o poder para revidar. Conheça Elf Regnum e a saga da Fênix, juntamente com o seu despertar. | Arte da capa: Frank William | Design de capa: Helena Dias  | Confira Aqui.

POSTS RELACIONADOS

2 comentários